A fonte de Entre Bouças não morreu e será reposta

Em 2019, em reunião da Assembleia de freguesia, foi apresentada uma recomendação à Junta no sentido que esta, procedesse a uma reparação da fonte de Entre Bouças. Imediatamente nos interessamos pelo assunto e constatamos que efectivamente apresentava um estado de abandono e degradação pouco digno que um equipamento antigo e de grande valor sentimental para muitos dos moradores da zona.
Decidimos, por isso, com a ajuda técnica pensar a melhor forma de dotar a fonte da dignidade que merecia. Foi opinião dos técnicos que pouco havia a fazer naquela fonte que se limitava a ter uma bica encrustada num muro tosco, que vertia água para uma taça enterrada que lhes parecia ter sido aproveitada de uma outra fonte. Propuseram a construção de uma outra fonte com melhores condições, já que na existente até para beber água seria obrigatório ajoelhar no chão.
Aceitou a Junta a sugestão porque lhe parecia uma boa ideia, para dotar a fonte de melhores condições de utilização e dar-lhe um aspecto mais digno.
Acontece é que estando agora na fase de instalar a nova fonte, muitos ilustres tenoenses, através dos mais variados meios, fizeram-nos chegar o seu lamento e até alguma indignação face à solução encontrada, manifestando o seu desagrado.
A Junta de freguesia de Nogueiró e Tenões tem a legitimidade que lhe foi dada pela população para resolver os seus problemas e dar voz ao povo. Sempre pautou a sua acção por princípios democráticos e de auscultação dos anseios da sua população, procurando na medida do possível responder ao que lhe é solicitado. O slogan democrático : “O Povo é quem mais ordena” é por nós perfilhado.
Nesse sentido e reconhecendo a legitimidade daqueles que sentem que os seus valores patrimoniais, sentimentais e afectivos foram beliscados com a instalação da nova fonte, a Junta de Freguesia reuniu e decidiu repor a fonte de Entre-Bouças na sua configuração original, mas prometendo estudar uma forma de, sem retirar os seus elementos originários, tentar dotar a fonte de condições mais dignas e funcionais.